NOS INTERVALOS DE AULAS, ALGUNS GRUPOS DE ALUNOS FICAVAM SENTADOS ENTRE UM PRÉDIO E OUTRO DA ESCOLA, JOGANDO CONVERSA FORA.
1-ERA COMUM FORMAR-SE UMA RODA ONDE O ZÉ BARRETO ( DO CURSO DE MECANICA),CRIAVA DIÁLOGOS IMAGINÁRIOS, IMITANDO O PROFESSOR NEYTON MAIA FALANDO COM SUA ESPOSA ELZA. NÃO SEI SE ESSE ERA O VERDADEIRO NOME DELA, MAS A GRAÇA É QUE ELE IMITAVA O DR. NEWTON MAIA, PERFEITAMENTE. UM DESSES DIÁLOGOS COMEÇAVA ASSIM: “ Ô ELZA QUE É DE MEU CALÇÃO?” O BARRETO TINHA UMA CAPACIDADE INCRÍVEL DE CRIAR ESTÓRIAS, IMITANDO PERFEITAMENTE AS OUTRAS PESSOAS. FAZIA GOZAÇÕES ENORMES IMITANDO OS BOLIVIANOS QUE ESTUDAVAM NA ESCOLA...
2-CERTA VEZ, ESTÁVAMOS PRÓXIMOS AO JEEP VELHO DO SERROTE, QUANDO ALGUÉM INVENTOU DE ENCHÊ-LO DE TÁBUAS QUE ESTAVAM NO PÁTIO. FOI O SINAL PARA QUE CADA UM DOS PRESENTES, PROCURASSE ALGO IMPRESTÁVEL PARA DEPOSITAR NO JEEP. FOI ENCONTRADO NELE UM SAPATO CONGA VELHO, QUE FOI LAMBUZADDO NUMA CAIXA DE ESGOTO E RECOLOCADO NO AUTO. TERMINADA A TAREFA, AGUARDAMOS A REAÇÃO DO SERROTE QUE ESTAVA ESTUDANDO NA BIBLIOTECA. DE REPENTE, APARECE O COLEGA E SE APROXIMA DO JEEP, SEM ESBOÇAR A MÍNIMA REAÇÃO. PARECIA QUE ESTAVA TUDO NA MAIOR NORMALIDADE. PEGOU O PAR DE CONGA, LEVOU A UMA TORNEIRA, E DEPOIS DE LAVAR , RECOLOCOU NO JEEP. EM SEGUIDA, TIROU PEÇA POR PEÇA DO LIXO QUE HAVIAM COLOCADO , NUMA CALMA , COMO SE ESTIVESSE TIRANDO AS MALAS DEPOIS DE UMA VIAGEM. NÃO MOVIA UM MÚSCULO DO ROSTO, NEM ESBOÇAVA QUALQUER REAÇÃO. TERMINADA A TAREFA, ENTROU NO CARRO E SE FOI SEM NEM OLHAR PARA O GRUPO, NEM XINGAR NINGUÉM. TODOS NÓS QUE ESPERÁVAMOS UM ESPÔRRO GRANDE E O ARREMESSO DE PEÇAS SOBRE O GRUPO, QUEBRAMOS A CARA. ELE SE MOSSTROU SUPERIOR A TUDO. GRANDE FIGURA HUMANA.... !
3-ALBANO, ENGENHEIRANDO, IRMÃO DE NOSSO COLEGA ROBERTO, TINHA UM JEEP AMARELO QUE CONTINHA EM AMBOS OS LADOS, EM LETRAS GRANDES, PRETAS, A PALAVRA ENGENHEIRO. CERTO DIA UM SEU COLEGA, TROUXE DE CASA UMA LATA DE TINTA E PINTOU COMPLETANDO : DE MERDA.
O ALBANO CHEGOU APRESSADO, LIGOU O VEICULO E SAIU PARA A RUA, ENQUANTO QUE ALGUNS COLEGAS SEUS QUE SABIAM DA PRESEPADA, FICARAM ESCONDIDOS NA MAIOR GOZAÇÃO IMAGINANDO A REAÇÃO DE TODOS OS QUE IRIAM LER AQUELAS FRASES. O JEEP AMARELO FICOU ALGUNS DIAS SEM APARECER NA ESCOLA E QUANDO ISSO OCORREU JÁ NADA HAVIA ESCRITO NOS SEUS LADOS. PELO QUE SOUBEMOS ELE NÃO CHIOU COM NINGUÉM.
4- A VOADA DE NELSON BOUDOUX - . NO ÚLTIMO ANO DE ELÉTRICA, HAVIA UMA CADEIRA, RÊDES DE TRANSMISSSÃO. (NÃO SEI SE O NOME ERA EXATAMENTE ESSE). JÁ NO FINAL DO ANO, TODOS ESTAVAM PREOCUPADOS COM AS NOTAS QUE PRECISAVAM TIRAR NO ÚLTIMO EXERCICIO ESCOLAR PARA PASSA POR MÉDIA. O MESTRE, GENTE BOA, DISTRIBUI A PROVA PARA TODOS E INFORMA QUE PODERIAM CONSULTAR O LIVRO TEXTO, UMA VEZ QUE PRECISARIAMOS USAR UMAS TABELAS DE BITOLAS DE CABOS VERSUS DISTÂNCIAS E MAIS ALGUNS DADOS. A PROVA ERA RESOLVER UM ÚNICO PROBLEMA. IMEDIATAMENTE, TODOS PERCEBEMOS QUE O PROBLEMA ERA EXATAMENTE O QUE ESTAVA RESOLVIDO NO LIVRO TEXTO A CONSULTAR.TODOS, MENOS UM: NELSON BOUDOUX! ELE, IMEDIATAMENTE LEVANTOU-SE E GRITOU COMO SE TIVESSE FEITO UMA GRANDE DESCOBERTA: PROFESSOR, O SR. SE ENGANOU E COLOCOU NA PROVA UM PROBLEMA QUE ESTÁ RESOLVIDO NO LIVRO ! O PROFESSOR, FEZ QUE NÃO OUVIU NADA E DIRIGIU-SE À JANELA OLHANDO PARA O EXTERIOR. FOI O BASTANTE PARA UMA CHUVA DEBOLAS DE PAPEL, RÉGUAS E BORRACHAS CHOVEREM NAS COSTAS DE NELSON, SEGUIDAS DAS FRASES: CALA A BOCA P.... SENTA NELSON! TODOS TIRARAM ENTRE 9,5 E 10 . NELSON TIROU 9.